Ferramentas para o autoconhecimento

Quando mergulhamos em nós mesmos temos a oportunidade de refletir sobre os nossos sentimentos, os nossos medos, as nossas virtudes, os nossos desejos e anseios, sobre tudo o que está dentro de nós.

A partir desse autoconhecimento conseguimos entender o porquê das nossas atitudes e reações em cada situação. Somos capazes de identificar quais são as nossas crenças. Refletir sobre os padrões deixados por nossos familiares e outras pessoas com quem interagimos.

Quando entramos nesse lugar, nos tornamos mais fortes e capazes de realizar escolhas mais conscientes e assertivas em nossa vida. Sabemos o que nos deixa feliz e o que não nos fazem bem. Se conhecer é um processo, é um aprendizado, e existem várias ferramentas que nos ajudam nessa caminhada.

Fazer terapia com um psicólogo ajuda nesse conhecimento de nós mesmos. Esse profissional possui qualificação e metodologia para nos auxiliar a refletir e identificar as origens de um sofrimento, a entender nossos sentimentos, quais são nossos verdadeiros desejos. A distinguir o que é genuíno do nosso ser do que, muitas vezes, nos é imposto, pela sociedade, por nossa família, amigos, ou seja, pelos outros. Temos a oportunidade de entrarmos em contato com a nossa essência e trabalharmos a cada dia para nos tornarmos a nossa melhor versão. Conversar com um amigo, um familiar, é sempre bom, mas não podemos confundir com a ajuda de um profissional qualificado para nos conduzir nesse caminho do autoconhecimento.

Outra ferramenta eficiente nesse processo de nos conhecer e nos curar é o ThetaHealing, que é uma técnica de cura energética. E, por meio dele é possível identificar e curar crenças limitantes que possuímos e que nos bloqueiam na nossa vida. Essas crenças, são programas, são frequências, que se repetem e viram uma convicção para nós porque elas geram sentimentos, sensações, que nem sempre são racionais. Todos temos crenças, tanto positivas quanto limitantes. E sermos capazes de identificar e curar as que nos limitam possibilita a clareza e a fluidez da nossa vida, do nosso caminho. Essa técnica pode ser aplicada por um profissional ou, por nós mesmo, a partir de cursos e estudos de como realizá-la da maneira correta na gente.

A constelação sistêmica ou familiar, que é um campo de estudos da psicoterapia, também nos proporciona um grande conhecimento de nós mesmos e nos auxilia na resolução de conflitos em todas as áreas da nossa vida. Ela trabalha com a abertura de um campo de cura trazendo o que queremos trabalhar no momento e nos mostra e vai desfazendo, vai curando, os emaranhamentos presentes no sistema. Temos a chance de visualizar a complexidade da situação e perceber como isso nos afeta para trabalharmos esses sentimentos.

Podemos também praticar a meditação, seja sozinho ou guiada. Essa prática nos ajuda a diminuir o barulho interno e sermos capazes de ouvir o nosso coração. A focar a nossa mente no presente, no momento. Durante a meditação, ativamos os níveis de dopamina e serotonina, que são os hormônios responsáveis pela felicidade e bem-estar. O que nos ajuda a diminuir a ansiedade, melhorar a concentração e trazer disposição para executar tarefas no dia a dia. Nos conectamos com a nossa consciência mais elevada, entendendo nossos sentimentos e angústias. Expandindo o amor incondicional em nós de forma a sermos mais amorosos e acolhedores com nós mesmos, diminuindo o crítico interno.

Alguns livros, filmes, também nos fazem refletir e proporcionam esse aprendizado no caminho do autoconhecimento. Existem várias ferramentas para nos auxiliar. Como seres únicos que somos, cada um encontrará a melhor e mais adequada para si mesmo. O ponto aqui é entender a importância desse processo para o nosso crescimento e que ele é contínuo, porque estamos sempre em constante transformação.

Assim é!

Quais as ferramentas você utiliza para se conhecer melhor?

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter