Quem está sabotando a sua vida?

Sabe aquele instante em que você está quase conseguindo o que tanto sonhou e no exato momento em que vai acontecer, de repente tudo evapora? E no fim você não entende o que aconteceu, o porquê não deu certo?

Isso pode ser autossabotagem. Sim, muitas vezes de forma inconsciente, a gente também contribui para que aquilo que tanto desejamos dê errado. Chega a ser contraditório né?! Se eu quero tanto uma coisa, por que quando ela está para se realizar eu faço algo para que dê errado?

Pode ser que aconteça porque temos medo de fracassar. Trabalhamos incansavelmente no nosso emprego para mostrar todas as nossas habilidades, todo nosso potencial, criamos nossa reputação de forma positiva, a oportunidade de uma promoção surge e tudo indica que seremos os escolhidos, mas o anúncio vai para outro colega de trabalho. Nos frustramos e não entendemos o que pode ter acontecido. Será que não tivemos receio de não sermos capazes em exercer a nova função e, minutos antes, esse medo nos paralisou e paramos de dar o nosso melhor?

Outras vezes conhecemos alguém especial e, enfim o relacionamento amoroso que tanto desejamos vai se concretizar, mas subitamente a pessoa perde o interesse e desaparece. Então começamos a colocar inúmeros defeitos na pessoa, a dizer que não era bem assim, que não nos importamos com aquilo que, na verdade, nem queríamos mesmo. Mas será que é isso mesmo ou que realmente é porque não achamos que merecemos encontrar um amor e sermos felizes?

Tem também o medo do sucesso. Estranho né?! Se tudo o que eu quero, é que esse sonho se realize e eu seja bem-sucedido, porque terei medo do reconhecimento? Então fazemos várias coisas ao mesmo, entramos em diversos projetos, sempre muito empolgados, e no meio do caminho saímos, não concluímos nenhum. Nos tornamos pessoas inconstantes, porque não teremos que lidar com a frustração se der errado e nem com o sucesso, se der certo. Ficamos ali em cima do muro, levando uma vida morna.

Em outras situações nos tornamos espectadores da nossa vida. Temos tanto receio em nos posicionar para os outros, de expressar as nossas opiniões, que não tomamos decisões sobre o que realmente queremos. Deixamos que eles decidam tudo por nós. Criamos desculpas para evitar tomar decisões e nunca sabemos o que fazer. A resposta é sempre “o que você achar melhor”. E assim não nos responsabilizamos pela nossa própria vida.

O medo de fracassar, achar que não somos merecedores, reconhecer nosso poder pessoal e nos autorresponsabilizar são alguns dos padrões que podem estar fazendo com que a gente se prejudique e não esteja realizando os nossos sonhos. E é nesse momento que temos que tomar consciência das nossas ações, das nossas falas diárias, das atitudes que se repetem quando não conseguimos algo.

É fazer um exercício de parar, refletir e, até mesmo, lista, o que aconteceu momentos antes do bolo solar, sabe?! Será que a gente abriu o forno antes do tempo certo? Nossa vibração energética diminuiu quando estava prestes a acontecer? Temos que examinar isso com atenção para entender o que podemos estar fazendo de confuso, qual o sinal estamos enviando ao universo? Mas com compaixão também, porque os nossos erros são para aprendermos a fazer melhor na próxima vez. E pense: é sempre daqui pra frente!

Assim é!

Compartilha com a gente nos comentários como você faz para evitar a autossabotagem.

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter