Três passos para perdoar

Ao perdoar, liberamos sentimentos que estão entulhados em nosso organismo, tanto no nosso corpo físico, quanto na nossa mente. Nos curamos de dentro para fora, porque não ficamos com ressentimentos, mágoas, raiva guardados. Temos a oportunidade de entender e trabalhar o que aconteceu e cada um dos sentimentos. É uma forma de eliminar toxinas que estão entulhando a nossa vida. Quando perdoamos, tiramos os pesos que estão nos prendendo a um passado que nos causa dor e sofrimento e, assim, passamos a viver o presente, nossa vida flui e seguimos rumo ao aprendizado e a evolução do nosso ser.

Atraímos a frequência na qual estamos vibrando, ou seja, se estamos entulhados de sentimentos pesados, que só causam dor, essa energia vai ressoar e trazer pessoas e situações que provoquem mais sofrimento. Se nos sentimos culpados, arrependidos, por alguma atitude ou decisão que tomamos, só chegarão até nós, pessoas que nos façam sentir mais culpa por tudo o que fizemos.

O ato de perdoar é para nós e por nós, seja quando perdoamos alguém que nos magoou, seja perdoando a nós mesmos por algo que fizemos ou dissemos. Por isso é tão importante trazer a energia do perdão para a nossa vida. O ponto aqui é entender, que está tudo bem, porque isso é um processo e que somos sere humanos em constante desenvolvimento.

Três passos para perdoarmos e vivermos sem amarras.

1 – Entrar em contato com os nossos sentimentos.

Todos os sentimentos possuem uma função e evitar olhar para eles, sentí-los, não quer dizer que foram resolvidos. Só significa que foram empurrados para debaixo do tapete e que, mais cedo ou mais tarde, virão à tona. Por isso, é muito importante entramos em contato com tudo o que sentimos, e quando fazemos isso de forma consciente, tiramos o aprendizado, o lado positivo da situação. A melhor forma de fazer isso é muito particular de cada um, pode ser por meio do choro, pode ser escrevendo, pode ser conversando com alguém ou com um terapeuta. 

O importante é honrar onde estamos nesse momento, sem julgamento, sendo gentis com nós mesmos, tomando posse de tudo o que aparecer, reconhecendo a nossa humanidade e o aprendizado que a experiência nos trouxe.

2 –  Tomar o nosso poder de volta.

Se libertar do passado e tomar o poder de volta. Ninguém tem a capacidade em nos fazer sentirmos desconfortável sem o nosso consentimento. Quando só culpamos os outros por tudo o que acontece com a gente, nos colocamos na posição de eternas vítimas, e damos o poder da nossa vida a eles.

Por isso a importância de entrar em contato com os nossos sentimentos, assim termos sabedoria para lidar com o que nos afeta e, como adultos, sabemos nos posicionar nas situações.

3 – Receber o aprendizado.

Como seres humanos, estamos em processo constante de aprendizado e quando enxergamos isso nas situações pelas quais passamos, sejam elas quais forem, entendemos que elas fazem parte do nosso crescimento espiritual e foram importante para nos tornar pessoas melhores.

Nos tornamos capazes em perdoar os outros, perdoar a nós mesmos, e de vivermos no presente, construindo uma vida mais leve e alinhada com o nosso propósito.

Quando preenchemos nosso coração de amor, vibramos nessa mesma frequência e emanamos esse mesmo sentimento ao universo, que responde com o mesmo amor incondicional.

Assim é!

Como você trabalha a energia do perdão na sua vida?

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter