Não perdoar é reviver o passado várias e várias vezes

Ressentir é sentirmos novamente uma mesma emoção que experimentamos há um tempo. E quando esse sentimento está associado a uma mágoa, a uma frustração, a algo ou alguém que nos fez mal, é como se nosso corpo, nosso cérebro, nos colocasse novamente na mesma situação e vivêssemos novamente todo o sofrimento.

Ficamos ali relembrando a mesma dor, como se fosse um círculo vicioso, porque quando não perdoamos, não esquecemos, e não nos permitimos seguir em frente. Sempre tocamos no assunto ou na pessoa de tempos em tempos para lembrar do acontecimento, mesmo passado muito tempo. Ou mesmo quando ficamos calados e não mencionamos mais o assunto, mas ele fica remoendo na nossa cabeça, significa que também não superamos, só estamos ignorando e fingindo que perdoamos.

Sim, é um desafio perdoar alguém por algo que fizeram e nos magoou, ou a nós mesmos, por causa de alguma decisão que tomamos. Mas quando escolhemos isso, liberamos as mágoas no nosso coração, paramos de viver no passado e nos colocamos no aqui e no agora, no presente, o lugar onde realmente temos o poder de construir a realidade que tanto desejamos viver, de maneira mais leve e feliz. 

Atraímos o que emanamos ao universo e quando vibramos em uma frequência baixa, é isso que vamos por meio de situações repetidas ou, até mesmo, doenças físicas ou mentais. Todos os sentimentos são importantes e possuem uma função, mas se temos sentimentos ruins que ficam impregnados no nosso ser, eles começam a trazer um peso e a nossa vida não flui como queremos.

Quando temos raiva de nós mesmos por alguma atitude que tivemos no passado e não nos perdoamos, ao invés disso, ficamos remoendo a culpa dentro de nós, vamos atrair pessoas e situações que, de alguma maneira, despertem esses sentimentos de punição que acreditamos merecer.

Da mesma maneira que quando não perdoamos alguém por algo que fizeram e nos magoou, continuaremos atraindo pessoas com as mesmas atitudes e reforçando o padrão, as crenças, que criamos a partir daquela situação.

O ponto aqui é lembrar que somos seres-humanos, e como tal, somos imperfeitos e em constante processo de aprendizado.

Não teremos ação sobre o fato, sobre o que e como aconteceu, mas podemos mudar como nos sentimos em relação a ele. Quando olhamos com compaixão para nós mesmos e para os outros. Quando procuramos compreender os sentimentos envolvidos no momento, trazemos um novo olhar para a situação.

Ao perdoarmos, ao nos libertarmos de sentimentos ruins, nossa vibração muda, novas pessoas com energias amorosas chegam até nós, tomamos o controle das nossas vidas e surgem ideias e respostas para resolver situações que, até então, estavam bloqueadas na nossa vida. Sem falar que nossa saúde física e mental melhora, porque elevamos nossa frequência energética e curamos padrões e crenças limitantes com essa nossa escolha.

Assim é!

Qual a dificuldade você tem em perdoar?

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter