A natureza dos sentimentos

Sentimento vem do verbo sentir, são os estados e as reações que temos diante dos acontecimentos que vivenciamos. Formados pela energia em movimento no nosso corpo, trabalham como um guia interior, mostrando onde estamos e para onde queremos ir. Todo ser humano possui emoções e que podem ser manifestadas em relação a um acontecimento recente ou desencadeadas por uma lembrança qualquer.

É a forma do nosso corpo se comunicar com a gente, de mostrar como estamos nos sentindo naquele momento ou em relação à situação que estamos vivendo. Traz grandes informações sobre nós mesmos. Mostra se estamos em equilíbrio, se por algum motivo estamos evitando algo ou, ao contrário, tomados por determinada emoção. Quando estamos em um dos extremos deixamos de estar alinhados com nosso eu interior. É como se passássemos a ser aquela sensação ao invés de sermos nós mesmos.

Não quer dizer que devemos evitar sentir ou expressar nossos sentimentos, o que precisamos é perceber que eles são reações dentro da nossa vivência humana e entendê-los. Saber o porquê estamos tendo essa reação. Nem sempre essa informação vem de forma clara, simples, fácil, mas é a maneira do nosso corpo se comunicar com a gente. Por isso a importância de pararmos para escutar o que ele diz.

Muitas vezes temos vergonha do que sentimos ou achamos que é algo negativo e bloqueamos essa sensação. E não percebemos, que na verdade, estamos impedindo o fluxo de energia no nosso corpo, e isso nos deixa exaustos. Não tem certo ou errado, bom ou ruim são apenas sentimentos. E buscar compreendê-los, qual a sua verdadeira origem, é um compromisso que fazemos com nós mesmos e no direcionamento das nossas escolhas.

E para manter esse compromisso com a gente, também precisamos expressá-los. Porque falar é libertador, terapêutico e tem a capacidade de curar. Quanto mais exercitamos nossa expressão, mais fácil fica e melhoramos nossos relacionamentos. Tiramos toda carga pesada de uma situação e passa a ser apenas uma conversa em que cada um se sente seguro em se expressar e sabe que será entendido sem julgamento ou crítica.

Trocar o simples “tá tudo bem” ou “não estou bem” por mais detalhes, mais informações. Mesmo não sendo fácil, mostrar como verdadeiramente estamos nos sentindo naquela situação é um compromisso com nós mesmos. A escolha de não pensar naquilo também não resolve o problema. Pelo contrário, somente faz com que as coisas se acumulem e causem mais mal-estar, e acabamos explodindo em algum momento ou causam doenças.

Às vezes achamos que se nos permitirmos sentir alguma emoção que ela nunca mais vai embora, que ficaremos vivenciando constantemente. Mas é justamente ao contrário, quando nos permitimos sentir deixamos a energia fluir e abrimos as portas para a criatividade, a sabedoria e a intuição. Conseguimos a cura verdadeira.

Se isso não acontece, e ficamos o tempo todo com a mesma emoção, é porque tem algum outro sentimento mais fundo e que não foi compreendido e curado anteriormente. Precisamos fazer essa leitura mais profunda de quais sensações e crenças estão ligadas a essa questão sem reprimir ou julgar, para assim trabalhar e proporcionar a cura.

Assim é!

Deixe nos comentários o que você faz para expressar e lidar com seus sentimentos.

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter