Você se senta em um ambiente silencioso, cruza as pernas e fala: – Vou meditar! Agora é só não pensar em nada e pronto. Aí começa o dilema. Como não pensar em nada? Quanto mais você pensa que não pode pensar em nada, mais pensamentos veem a sua mente. Nesse momento parece que os pensamentos da sua vida inteira começam a passar pela sua cabeça, você fica ansioso e pronto, acabou o clima da meditação. No final você fica pior do que antes.
Um dos mitos da meditação é justamente esse, achar que não pensaremos em nada quando estivermos meditando. A natureza da nossa mente é pensar. Ela está funcionando o tempo todo, só não nos damos conta porque estamos realizando outras tarefas ao mesmo tempo, e não percebemos o quanto ela trabalha, o quanto ela é acelerada. O que acontece na prática da meditação é que com o tempo a nossa mente acalma e temos um tempo maior entre um pensamento e outro. O barulho interno diminui e você ouve seu coração.
Outro mito é acharmos que a meditação está ligada a alguma religião, ou somente quem é tranquilo que consegue meditar. Não é verdade. A meditação é uma técnica utilizada para aprendermos a focar a nossa mente no presente, no momento. E pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, inclusive crianças. O que importa é a força de vontade e a determinação para atingir o estado meditativo e ir cada vez mais além.
Mesmo se não conseguir se sentar na tradicional posição de lótus, isso não deve ser um obstáculo para meditar. Não se preocupe com isso, existem outras posições que podemos utilizar em que fiquemos mais confortável. A técnica pode ser feita até mesmo sentado em uma cadeira comum. O mais importante é estar com a coluna ereta, porque é através dela que a nossa energia interior vai circular e isso é vital na prática da meditação.
Tudo no seu tempo. Quanto mais você praticar mais tempo você conseguirá ficar em estado meditativo. E uma meditação não precisa durar horas para ser eficiente, existem vários tipos e formatos. Com uma prática diária de 15 minutos já é possível sentir os resultados.
Sim, é verdade que com a meditação conseguimos melhorar nosso foco. Quando praticamos a meditação ativamos os níveis de dopamina e serotonina, que são os hormônios responsáveis pela felicidade e bem-estar. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, melhorar a concentração e traz disposição para executar tarefas do dia a dia. Praticar meditação nos faz estarmos mais presentes ao momento.
Meditar também melhora nossa saúde física e mental, reprogramando nossa mente com crenças mais positivas e saudáveis, trazendo equilíbrio para o funcionamento do nosso organismo e fortalecendo o nosso sistema imunológico.
Com a meditação nos conectamos com nossa consciência mais elevada, passamos a nos conhecer mais, a entender nossos sentimentos e angústias. A prática constante expandirá o amor incondicional em nós de forma a sermos mais amorosos e acolhedores com nós mesmos, diminuindo o crítico interno. Tudo isso permitirá nos arriscarmos mais e desenvolver nossos talentos de maneira segura e constante.
Existem diferentes técnicas de meditação, mas todas buscam os mesmos princípios que são: acalmar a mente, reflexão, relaxamento e contemplação. Meditar é um hábito que pode ser desenvolvido e que refletirá na nossa maneira de nos relacionarmos com as pessoas, as situações e com nós mesmos. Trazendo mais calma e plenitude para o dia a dia e em realizar as suas escolhas.
Assim é!
Deixe um comentário sobre como você faz para meditar no seu dia a dia.