Você dá mais do que recebe em uma relação?

Em todo relacionamento é preciso ter equilíbrio entre o dar e o receber, para que assim um não tire a dignidade do outro. Já reparou que, em alguns relacionamentos, que podem ser amorosos, de amizade, profissionais, familiares, nos doamos demais e quando acontece alguma ruptura a outra pessoa ainda sai falando mal de nós? Isso é um exemplo de quando a lei do equilíbrio entre o dar e o receber, formulada por Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão que desenvolveu o método da constelação familiar, está em desarmonia naquela relação.

É muito importante que em toda relação aconteça essa troca entre o dar e o receber, em um momento nós oferecemos e no outro recebemos. Porque assim, as duas partes terão a oportunidade de vivenciar os dois sentimentos, ocupando o seu lugar e se sentindo importantes e dignos. Cada um compreende a sua importância e relevância dentro da relação, se sentem inteiros, preenchidos por si mesmos, evitando assim relacionamentos de codependência.

Quando essa lei está em desequilíbrio a pessoa que doa muito e não recebe o mesmo tanto em troca, pode se sentir no direito de cobrar. Fica o tempo todo expondo o tanto que faz e cobra o mesmo da outra pessoa. Enquanto o outro se sente em uma eterna dívida a ser paga, mas que, no fundo, sabe que nunca conseguirá quitar por se sentir pressionado, tornando difícil permanecer na relação.

Também pode acontecer da pessoa que recebe demais começar a se sentir inferior à outra. E esse sentimento de incapacidade afeta tanto a sua autoestima que em troca ela começa a atacar e diminuir a pessoa que muito dá, para que ela também se sinta tão inferior quanto ela, minando seu amor-próprio.

O ponto é entender que ambas as partes são responsáveis por suas atitudes, quem dá em excesso e quem se isenta de ocupar o seu lugar na relação. E não é só de amor que essa troca é feita, é de tudo: carinho, cuidado, dinheiro, atenção, compreensão, tempo, proteção, tolerância. É importante estabelecer a conversa na relação, pois todo ser humano é dotado da capacidade de troca. Todos possuem habilidades e virtudes para compartilhar, é entender o que cada um é capaz de oferecer para manter a relação em equilíbrio e trabalhar o que for necessário. Isso possibilita o amadurecimento, a liberdade e o contentamento das partes envolvidas.

Muitas vezes acreditamos que quanto mais nos doarmos, quanto mais fizermos pelos outros, mais próspera será a relação, mas não é verdade. Todos nós temos as nossas necessidades, queremos ser amados, respeitados, acolhidos. E se só damos e nunca recebemos, em algum momento sentiremos essa falta. Poderemos também criar relações de codependência nos tornando indispensáveis para o outro. E assim, a relação não amadurece, não cresce e não se desenvolve.

Lembre-se: o único lugar em que nós podemos ser felizes é na posição do adulto!

Assim é!

As suas relações de troca estão equilibradas?

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter