O que são crenças limitantes?

As crenças são a aceitação por parte da nossa mente de que algo é verdadeiro ou real e, muitas vezes, é sustentado por um sentido emocional ou espiritual de certeza. Elas vão sendo formadas durante toda a nossa vida, por meio do que falamos, do que escutamos ou de nossos pensamentos. Quanto mais repetimos essas certezas mais elas vão se cristalizando e criando sistemas de crenças que ficam instaladas em nosso organismo.

Desde crianças vamos aprendendo com as pessoas a nossa volta e junto a esses ensinamentos vão sendo passadas também as crenças que cada pessoa e núcleo familiar possui. Isso não é feito de forma consciente, porque os sistemas de crenças estão localizados no nosso inconsciente, que representa 90% da nossa mente, e é a parte responsável por nossas funções autônomas, as que realizamos sem pensar como, por exemplo: respirar.

Também acontece de algumas delas ficarem registradas em nosso DNA, e vão sendo herdadas dos nossos ancestrais. Bem como podem ser memórias de vidas passadas que trazemos para o presente. Por todas essas razões, na maioria das vezes, não percebemos esses pensamentos no nosso dia a dia, porque é como se já fizessem parte do nosso ser. E, às vezes, só nos damos conta deles quando estamos em núcleos familiares ou com pessoas muito diferentes de nós para percebermos que a forma deles se relacionarem diverge da nossa.

Nem todas as crenças são negativas ou limitantes, muitas delas são importantes e até mesmo nos servem de proteção em alguma situação de perigo. Mas quando percebemos que alguma área da nossa vida não flui como queremos, é importante verificar se temos alguma crença que está bloqueando isso. Pois, como disse, elas ficam instaladas em nosso inconsciente e podemos estar presos repetindo padrões de comportamento sem perceber que não nos servem mais e impedindo o nosso crescimento.

Perceba que quando só pensamos em coisas ruins, mais coisas ruins acontecem em nossa vida. Quanto mais nos colocamos para baixo, mais aparecem pessoas em nossa vida que nos diminuem e reforçam esse padrão negativo. Colocamos o foco nessas situações desagradáveis e só enxergamos isso a nossa volta. Não acreditamos que é possível que seja diferente, criamos limites em nossa vida.

Existe uma sinergia entre o que pensamos, as palavras que dizemos, as emoções que sentimos e o nosso corpo físico. Tudo influenciando a nossa energia vital. E isso acontece porque nosso corpo é todo interligado, nosso sistema nervoso central é uma enorme coleção de conexões, o que permite que o nosso cérebro envie informações por todo o nosso organismo. Por isso a importância de estarmos presentes com nós mesmos e atentos às nossas ações.

E o ponto aqui é justamente esse, entender que uma crença nunca é característica do nosso ser, ela é uma defesa que tomamos em algum momento da nossa vida. É nos lembrarmos da nossa capacidade intuitiva de autoeducação e que se algo nos limita pode ser curado, pode ser mudado, só depende de nós.

Assim é!

Compartilha com a gente nos comentários como você faz para identificar suas crenças limitantes.

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter