Nosso corpo é todo interligado, existe uma sinergia entre o que pensamos, as palavras que dizemos, as emoções que sentimos, o nosso corpo físico e a realidade que experienciamos. Tudo isso influencia a nossa energia vital, a nossa realidade, como nos relacionamos e como reagimos às situações que se apresentam no nosso dia a dia.
Essas afirmações, que pensamos ou falamos, vão criando sistemas de crenças. Que nada mais são do que a aceitação por parte da nossa mente de que algo é verdadeiro ou real e, na maioria das vezes, são sustentadas por um sentido emocional ou espiritual de certezas.
Todos nós temos diversas crenças, que nem sabemos a sua origem ou temos consciência de quais são. Podem até mesmo terem sido passadas por nossos antepassados por meio do DNA que recebemos e ficaram instaladas em nosso organismo. Mas que acabam refletindo em todas as áreas da nossa vida, tanto pessoal, quanto profissional. Muitas vezes, elas foram importantes em algum momento para nós. Seja para nos proteger, seja como aprendizado para percebermos onde estamos cometendo o mesmo tipo de erro e sair desse padrão.
O ponto é, quando essas certezas se tornam bloqueios para a realização dos nossos sonhos ou criam dificuldades em nossos relacionamentos. Quando essas crenças são limitantes, negativas, e fazem com que fiquemos presos a antigos padrões de comportamento que não nos servem mais bloqueando a nossa vida, impedindo que ela flua de forma positiva, precisamos agir.
Em algumas situações elas podem até nos levar a adoecer. Como nosso sistema nervoso central é o responsável por controlar os mecanismos de defesa do nosso organismo, quando nossos pensamentos e emoções não são expressos de forma adequada, nosso sistema imunológico enfraquece. E isso faz com que os causadores das doenças se instalem mais facilmente em nosso corpo.
Perceba que quando só pensamos em coisas ruins, mais coisas ruins acontecem em nossa vida. Quanto mais nos colocamos para baixo, mais aparecem pessoas em nossa vida que diminuem a gente. Quando estamos estressados com alguma coisa, de repente aparecem alergias que nunca saram, dores de cabeça inexplicáveis.
As palavras que dizemos, ou mesmo pensamos, tem um poder muito forte e quando isso fica se repetindo em nosso inconsciente, nosso corpo reage ao sistema de crenças que está condicionado. Seja impedindo a nossa vida de fluir como desejamos, seja fazendo com adoecemos.
E quando tomamos consciência dessas dificuldades devemos nos concentrar na sua resolução, não ficar remoendo o passado ou nos culpando por algo. Entender que tudo pelo o que passamos foi um aprendizado para nos colocar no momento em que estamos e, que se hoje temos essa compreensão, é só porque tivemos a oportunidade de viver essa experiência e que nos trouxe sabedoria.
O passo mais importante, e difícil nesse processo, de autoconhecimento e de mudança é compreender que somos cocriadores da nossa realidade. Esse é o nosso despertar! Depois é dar sequência ao processo e identificar qual a raiz de cada crença limitante para conseguirmos limpar e curar isso em nosso organismo e na nossa vida. E lembre-se que é um processo! A todo dia, a todo instante somos responsáveis pela criação da nossa realidade.
Assim é!
Você já consegue identificar as suas crenças limitantes? Compartilha com a gente a sua experiência.