De quais emoções você está se alimentando?

O nosso sistema digestivo possui órgãos que trabalham em conjunto para que o nosso corpo absorva a maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos que ingerimos. De uma maneira bem simples, podemos resumir o seu funcionamento quando entramos em contato com o alimento através da nossa boca, depois esse alimento passa para o estômago onde é digerido, então nosso organismo absorve o que é benéfico e elimina as toxinas. Ou seja, é através do nosso sistema digestivo que separamos o que alimenta o nosso corpo e o que não nos serve para ser descartado.

O chacra da garganta, que tem ligação com a nossa capacidade de comunicação e identidade interna, está localizado na parte onde acontece a ingestão do que nos alimenta, tanto o corpo quanto a alma. Ele é o centro de energia pelo qual nos expressamos, por meio das palavras e em relação ao que sentimos. Por onde entramos em contato com as nossas emoções quando falamos ou mesmo quando deixamos de falar, tanto as boas quanto as ruins.

Dependendo da maneira como interagimos com cada um desses sentimentos poderá afetar a forma como o que comemos é digerido e absorvido pelo nosso corpo. Como permitimos que as nossas emoções afetem a nossa saúde. Por exemplo, se comemos algum alimento com raiva, porque achamos que não deveríamos ter comido, isso vai afetar a maneira como nosso corpo absorve esse nutriente. Às vezes, quando isso acontece, nosso corpo expulsa, de maneira agressiva, ao invés de naturalmente, fazendo com que passemos mal.

Como da mesma maneira quando comemos algum alimento que nos remete a momentos bons, nos sentimos nutridos, acolhidos, é como se fosse um acalento, um afago para nossa alma. Isso acontece porque o nosso estômago está ligado a crenças de nos sentirmos amados e aceitos. Quando possuímos sistemas de crenças, sensações, em que temos dúvidas em relação a isso, afeta diretamente como a comida é digerida pelo nosso organismo. O que pensamos no momento da ingestão, em relação à comida que está sendo ingerida, fica impregnada nela e, consequentemente, entrará em contato com o nosso corpo e mente podendo causar doenças.

Essas crenças limitantes, muitas vezes, estão ligadas a não nos amarmos, a não nos aceitarmos. A não sabermos o que é ser amado, porque pode ser que nunca tenhamos experienciado esse sentimento de forma verdadeira. E aqui não falamos somente de amor romântico, também tem o amor dos nossos pais, por exemplo, é o sentimento de uma maneira mais ampla. Enquanto não conhecemos um sentimento, enquanto não temos ele registrado no nosso corpo, dificilmente conseguiremos sentí-lo. 

Quando olhamos para o nosso corpo, como um todo, percebemos o quanto ele é maravilhoso, até mesmo mágico! Somos capazes de perceber pela sua anatomia, como cada célula se comunica com a outra e ver quando algo está errado. Como as nossas palavras, as nossas emoções, as nossas crenças limitantes interferem no funcionamento dos nossos órgãos podendo causar doenças físicas também. 

Assim é!

Você consegue perceber quando uma emoção atrapalha na digestão de um alimento?

Sobre

Terapeuta Holística, Psicóloga e Master de ThetaHealing pelo Instituto Think, com ampla experiência clínica e com grupos terapêuticos desde 1999. Aprendi a atrair a minha família de alma e a me rodear de pessoas que apoiam a manifestar meu propósito de alma.

Podcasts

listen-in-spotify
listen-in-soundcloud

Newsletter